Ayom

AyomInterAyom são uma banda multicultural, liderada pela vocalista brasileira Jabu Morales e que se formou entre Lisboa e Barcelona para criar música com a sonoridade do Atlântico tropical, negro e mestiço, onde, entre outros, faz vibrar ritmos como o carimbó, cumbia, baião, semba, coladeira, funaná, ijexá e guaguanco. Para lá de Jabu Morales na voz, nas letras e na percussão, o colectivo é formado por Timoteo Grignani e Walter Martins nas percussões e voz, Alberto Becucci no acordeon, Ricardo Quinteira na guitarra e Francesco Valente no baixo.

Ayom é o projeto musical que reúne artistas de Angola, Brasil, Itália e Grécia. São marinheiros musicais que atravessam o Atlântico Negro do Brasil e Angola e Cabo Verde com uma identidade distintamente mediterrânea, “O som deles é uma mistura de sons brasileiros, tropicais, afrolatinos e afrolusitanos tocados com swing irresistível, como sol tropical penetrando nuvens cinzentas”.

Seu nome, Ayom, refere-se ao “Senhor da Música” que na mitologia afro brasileira (Camdomblé existe no tambor e ensinou os humanos a tocar música e cantar.

Misturando tradições centenárias com a linguagem negra e rítmica das culturas lusófonas, Ayom oferece uma viagem espiritual e emocionante pela diáspora africana.

Assim, a musicalidade nómada floresce profunda, provocativa e dançante, onde coexistem tradição e contaminação, masculino e feminino, poesia e energia, alegria e engajamento.

A música de Ayom passeia livremente pelos ritmos do mundo, predominantemente pela música popular brasileira, com influências afro-latinas, afro-portuguesas e mediterrâneas.

Composta em português e espanhol, mas com acesso gratuito aos iorubás, crioulos franceses e Kimbundu, as letras trazem em suas notas a delicadeza do amor e do encontro. O resultado é uma música sem fronteiras e que visa a paz entre povos, com um som atlântico tropical, negro e mestiço. Uma verdadeira Babel musical que faz arte a partir de convergências e divergência. O álbum de estreia de AYOM foi recentemente nomeado como um dos melhores do ano da revista Songlines.

Ayom são uma banda multicultural, composta por 6 membros, sendo o cantor e percussionista brasileiro. O álbum de estreia, "Ayom", cantado em português, foi considerado como um dos 10 melhores discos de world music a nível mundial, em 2020, pela revista Songlines e pela rede internacional de críticos musicais Transglobal World Chart.

O colectivo é formado por Jabu Morales na voz, nas letras e na percussão, Timóteo Grignani e Walter Martins nas percussões e voz, Alberto Becucci no acordeon, Ricardo Quinteira na guitarra e Francesco Valente no baixo.

A vocalista Jabu Morales emigrou de sua casa em Minas Gerais, Brasil para Barcelona em 2011 e agora concilia sua carreira musical com ser mãe, ensinar percussão para mulheres e seu estudo contínuo de Candomblé e ritmos afro-brasileiros.

Foi uma conexão inesperada entre os músicos italianos Alberto, Timóteo e Jabu em um show em Barcelona em meados de 2018 que instigou a nova formação do grupo. Alberto e Timoteo Grignani, cofundador e percussionista do Ayom, reconheceram o incrível talento de Jabu, convidaram-na a embarcar no navio e nasceu o Ayom. Avanço rápido para 2019 e uma intensa sessão de gravação de 2 semanas em uma casa de campo na casa de um produtor de vinho português no sul de Lisboa e o manifesto foi trazido para casa.

Top 10 melhor álbum 2020 inverno
Top 10 melhor grupo 2021 nomeação
#29 ranking melhores álbuns janeiro 2021
Top 15 música do mundo álbuns dezembro 020
#12 ranking melhores álbuns fevereiro 2021

Voltar