Miroca Paris

1MirocaParis2022Minorca Paris natural da ilha de São Vicente, em Cabo Verde, vem de uma família de músicos. Aos sete anos iniciou-se na bateria, aos 13 começou a cantar, tocar guitarra e percussão. Cresceu a ouvir coladeiras e funanás (como Youssou N'Dour), brasileira e americana, como todos os jovens cabo-verdianos.
Na juventude, integrou o grupo Batucada, com 19 anos, mudou-se para Portugal onde começou a tocar em bares, como o B.Leza, como baterista e percussionista e a atuar com diversos músicos, como o tio, Tito Paris, e a cantora Sara Tavares, fadista Cuca Roseta, Tchecka, Dino D’Santiago, Madonna, Nancy Veira entre outros.
Foi convidado a juntar-se à banda de Cesária Évora, em França, com quem atuou durante onze anos. Foi ela que, ouvindo-o cantar durante o sound check, o incentivou a cantar e a fazer a sua própria música. Mas só depois da morte de Cesária, em 2011, é que Miroca começou a pensar seriamente nisso. O músico gravou um disco, o qual ganhou um Grammy enquanto estava junto a Cesária Évora.
Com vasta experiência no mundo musical, Minorca é conhecido como, cantor, percussionista e baterista virtuoso, no seu novo álbum D’Alma (Nov ’17) volta a tocar guitarra. Com base no seu vasto conhecimento rítmico, ele criou sua própria técnica única de tocar guitarra, uma forma lúdica, eclética surpreendente e fresca. Juntamente com sua banda ao vivo, ele estreou a D'ALMA Tour 2017 com um sucesso que lhe é característico.
"É um prazer enorme poder trazer a minha música de Cabo Verde, poder cantar em crioulo e não só. Ainda há muita gente que não conhece a lusofonia, então dá mais prazer ainda."

Voltar