Banda D'Álem (Madeira-Portugal)

Praça do Povo | Quinta-feira | 13 Junho | 21h00 | Entrada livre

Banda D’Além (Madeira) iniciou a sua atividade em 1995, no Funchal, sendo o seu mentor o professor, músico e compositor Mário André Rosado. O grupo tem como objetivo principal a divulgação das músicas tradicionais da Madeira e do Porto Santo.

A banda surgiu na sequência de um projeto extracurricular da Escola Secundária de Francisco Franco, dinamizado pelo Prof. Mário André, que tinha como propósito a valorização da música tradicional madeirense. Na base da escolha do nome do grupo esteve a existência de diversos locais na Madeira com a denominação de Banda d’Além e também o intuito de olhar para além do passado em busca da tradição e de projetá-la para o futuro, atualizando-a e reinventando-a.

Com um reportório fortemente ligado às raízes populares, o agrupamento tem contribuído, ao longo da sua existência, para a recolha, preservação e divulgação das músicas tradicionais do arquipélago da Madeira. Além das escolhas musicais baseadas no cancioneiro madeirense, o grupo evidencia um estilo particular ao recriar composições tradicionais e ao dar voz a poetas contemporâneos.

Na sua atividade, a Banda d’Além conta com a edição de quatro discos, em 1997, lançam o primeiro álbum, intitulado Foram-se os Homens ao Mar, que junta textos poéticos da tradição oral da Madeira e de Irene Lucília Andrade com músicas de Mário André, de Jorge Maggiore e de Décio Abreu. Em 2001, surge Ementes, Vai-se

Cantando, o segundo álbum, que inclui 14 temas do cancioneiro tradicional do arquipélago da Madeira. O terceiro registo do grupo, intitulado Raízes, lançado em 2011, reúne composições diversificadas da tradição, de autores madeirenses e outras da própria Banda d’Além. Em 2014, lançam o quarto álbum, cujo título, Ausência, alude à emigração, numa referência simbólica à ausência dos conterrâneos, numa época em que o país assiste a uma enorme saída de portugueses, que procuram noutros países melhores condições de vida.

Outra vertente da atividade da banda é a sua integração em programas de animação em hotéis do Funchal, o que lhe tem permitido promover o seu trabalho junto de turistas de várias nacionalidades e, simultaneamente, contribuir para a divulgação, junto de um público mais diversificado, de uma parte da cultura madeirense.

(Fonte: informação oficial cedida pela banda à organização) 
Voltar à página inicial