João Pedro Marques

PedroMarques2022João Pedro Pereira Sousa, nascido a 04 de setembro, 1992, na cidade do Funchal. Filho da fadista, regional, Alexandra Sousa e da viola de Fado Rui Marques, João começou a frequentar, desde que nasceu, a casa de fado, onde diariamente a mãe cantava, Arsénios e Marcelino Pão e Vinho, com 5 anos ingressou no Conservatório de Música da Madeira onde estudou a viola clássica, mais tarde entra no Gabinete Coordenador de Educação Artística.
Com 14 anos, João Sousa já havia desenvolvido perícia e identidade na sua guitarra e grava o seu primeiro álbum “Primeira Pedra”, com o seu pai, Rui Marques, a acompanha-lo á viola de Fado. No mesmo ano é convidado a fazer parte de um dos maiores espetáculos da época na região, onde o Pedro iria acompanhar á guitarra portuguesa artistas como, Mariza, Luís Represas, Nuno Guerreiro, Marco Horácio e Kátia Guerreiro.
Em 2010, juntamente com a sua mãe Alexandra Sousa, fazem nascer a primeira casa de Fados, registada, na Região o Sabor a Fado. É convidado em 2013 a acompanhar Cuca Roseta num evento privado. Foi eleito em 2016, pela empresa Genius e Meios, rádio renascença portuguesa a ser coordenador de elenco da equipa de Fado in Madeira à semelhança de Fado in Chiado e Fado in Porto, teve presenças em concertos pela Noruega e Paris, desenvolveu dois projetos pessoais, Fado das Quinas e Pedro Marques- A voz de uma guitarra. Em 2017 entra nos quadros da Escola de Artes GIG no Funchal e começa a dar aulas de guitarra portuguesa na mesma.
Em agosto de 2018, foi convidado, pelo músico Marino de Freitas a acompanha-lo no seu primeiro workshop de Fado Bass, nacional e internacional, realizado na região Autónoma da Madeira.
Participação como promotor / parceiro e músico do primeiro festival de fado da região denominado Fado Funchal em 2020.
Pedro Marques – Guitarra Portuguesa
Emanuel Faria – Viola de Fado
Ricardo Dias – Baixo
Francisco Coelho - Bateria
László Szepesi - Violoncelo

Convidados:
Slobodan Sacevic – Acordeão
Norberto Cruz – Bandolin / Bandola
Sofia Ferreira - Voz

Voltar